Sobre

Garfa

Garfa significa uma pequena porção; a medida que, intuitivamente, sabemos ser a dose necessária. É uma palavra antiga, falada pela minha mãe e pela minha avó, e que fez parte da minha infância.

A padaria Garfa está situada em Custóias no grande Porto e nasceu da vontade de encontrar pão com sabor de pão.

Nasci numa familia que sempre esteve ligada à terra e onde, naturalmente, se cozia pão todas as semanas. Fiquei com a memória do sabor do pão e quando a minha mãe deixou de o fazer, percebi que aquele que encontrava à venda não tinha aquele sabor saboroso do pão, causava-me indisposição…..e desconsolo.

Percebi também que, como tantos outros alimentos,  a industrialização da alimentação nas últimas décadas, fez com que perdessemos a memória e a experiência de provar pão de verdade, porque procuramos o preço e a conveniência em detrimento do valor nutricional e do sabor.

Comecei a interessar-me por este tema de forma curiosa e fui fazendo o pão em casa, lendo e pesquisando. Rapidamente percebi que é um tema inesgostável e que, apenas, estava a começar a descobrir um pouco da magia que envolve a sua elaboração.

Decidi estar numa escola profissional na Alemanha para começar a conhecer um pouco mais. Mas foi no contacto diário com padeiros nalgumas padarias onde estive, que fazem pão da maneira que acredito – com tempo e respeito pelos ciclos naturais da criação e da multiplicação – que me deixei levar pela magia e pela complexidade de fazer um simples pão.

 

Cristina